Digite: Pesquisa Dinâmica Por Assunto no Diário Trabalhista

Atualise-se sempre!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by tudoseo Instale este widget

domingo, 3 de junho de 2012

A Legião Urbana, Wagner Moura e a PEC do Trabalho Escravo. Não é nada, não é nada. Não é nada mesmo.


Neste dia de Domingo o Diário de Um Advogado Trabalhista relativiza um pouco a linha editorial de nossas postagens trazendo algo escrito há muito tempo por Renato Russo. Se pensarmos bem, nestes tempos em que o Brasil discute a produção legislativa da PEC do Trabalho Escravo, é bastante apropriado e atual o texto.

Mensagem do Blog: Saudações aos amigos Blogueiros que se expõem na galeria de ilustres aí à direita; àqueles que compartilham nosso conteúdo no Facebook através do botão “Curtir”; aos seguidores da nossa Marca no Twitter (@D_Trabalhista), aos novos visitantes e pesquisadores do Google, dentre outros sites de pesquisa que sempre chegam diariamente em grande quantidade e acabam engrossando as fileiras da comunidade que se forma em torno do Blog.

Especial saudação aos quase 4.000 assinantes que nos acompanham através seus emails e que fizeram inscrição para receber nossa Newsletter (gratuita – inscrição na coluna à esquerda do site);

Bem....hoje este Blogueiro divide algo pessoal com os amigos leitores, algo que será raro neste Blog, e, principalmente porque nosso público na verdade procura neste espaço informações técnicas e esclarecimentos do Direito do Trabalho.

Nesta última semana pude presenciar um acontecimento histórico, que foi a reunião de fãs da Legião Urbana no Espaço das Américas em São Paulo, evento este organizado pela MTV. O Show foi comandado Wagner Moura e os remanescentes da banda, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos.

Fiquei literalmente arrepiado e confesso que chorei muito com a sensação que tive ao ver que todos os fãs - como eu, como o próprio Wagner Moura – tinham a oportunidade de se reunir e cantar a plenos pulmões aqueles hinos que sempre ouvimos de forma individual e quase dolorosa nas nossas casas, carros, etc...

Eu sempre ouvi Legião Urbana desde os meus 13 anos de idade. Já tive a oportunidade de ir a um show da Legião com Renato Russo. Meu filho, que hoje tem 15 anos também ouve e é fã, mas a sensação que sempre ficou no ar é de que nunca mais pudéssemos sentir aquela energia explosiva da época em que Renato Russo cantava pessoalmente os sucessos da Legião.

Eis que surge este evento em que Wagner Moura teve o mérito de se colocar no palco não como um interprete da banda, mas como um verdadeiro fã que na verdade estava ali para puxar o couro da plateia. Plateia e Wagner - todos fãs - um só sentimento. Desafinamos todos juntos quando afinados pela mesma intenção, felizes da vida.

Não vai haver outro momento como este. Assim como a Legião Urbana não poderá se apresentar ou gravar novos CDs sem a presença e sem as letras do Renato Russo.

Mas o que tem haver tudo isso com o Diário de Um Advogado Trabalhista?

Nada. Nada mesmo.


A única coisa que sempre sinto e que sentirei para o resto de meus dias é aquilo que a Banda gravava nas notas de rodapé dos discos, imperceptível como um mensagem profetizada: Urbana Legio Omnia Vincit.

E a maneira que encontrei para dividir um pouco essa minha emoção com o público do Blog é reproduzindo a letra e música da música “Fábrica”, esta que foi cantada no show, fala de relações trabalhistas e é tão atual nestes tempos em que o Brasil discute a PEC do Trabalho Escravo:

Preste atenção na letra:


Fábrica


Nosso dia vai chegar,
Teremos nossa vez.
Não é pedir demais:
Quero justiça,
Quero trabalhar em paz.
Não é muito o que lhe peço -
Eu quero um trabalho honesto
Em vez de escravidão.

Deve haver algum lugar
Onde o mais forte
Não consegue escravizar
Quem não tem chance.

De onde vem a indiferença
Temperada a ferro e fogo?
Quem guarda os portões da fábrica?

O céu já foi azul, mas agora é cinza
O que era verde aqui já não existe mais.
Quem me dera acreditar
Que não acontece nada de tanto brincar com fogo,
Que venha o fogo então.

Esse ar deixou minha vista cansada,
Nada demais
.


Se gostou, que tal ouvir?



 

Um comentário:

  1. Amigo Querido, quanta doçura. Tenho certeza que todos se emocionaram com tua experiência. Um luxo poder compartilhá-la.

    ResponderExcluir